COMUNICADO

Checklist Fácil e Softplan:

Juntas, construindo um futuro sólido

Há 11 anos, quando pegamos uma sala emprestada de 30 m² e 10 mil reais para iniciar nossa empresa, não tínhamos ideia de onde iríamos chegar. 

Mas, sabíamos que, independente do negócio, cercar-se de pessoas boas e cuidar muito bem delas seria uma boa fórmula

Foram 11 produtos lançados até emplacar o Checklist Fácil, 7 anos atrás. É por isso que EMPATIA e ATITUDE são valores principais da nossa empresa até hoje.

Foi com este software que percebemos que poderíamos, por meio da digitalização de processos de checagem, entregar mais eficiência operacional para nossos clientes, tornando a vida deles no trabalho mais fácil

Nosso grande desafio foi levar esta entrega para empresas de pequeno, médio e grande porte, de vários segmentos. 

E isso só foi possível entendendo as dores dessas organizações e ousando construir novas soluções que ainda não existiam no mercado. Hoje, cerca de 40 mil checklists são aplicados diariamente!

Ouvindo muito nossos clientes e com foco nas pessoas, as indicações começaram a acontecer naturalmente. Inclusive, usuários da solução compartilhavam suas experiências positivas com a Checklist Fácil em grupos e redes sociais.

Além disso, recebemos alguns prêmios e chegamos em mercados internacionais. Enfim, a partir daí, muita coisa boa passou a acontecer. 

Então, percebemos que para ir ainda mais longe, um parceiro excepcional seria a melhor alternativa. Alguma empresa que tivesse valores e propósito muito alinhados com os nossos. 

Após muita busca, até mesmo fora do país, descobrimos que nosso crush morava ao lado, em Florianópolis. Uma empresa sólida, com quase 2 mil colaboradores, que são a base de tudo. 

Foram 14 meses de namoro, para anunciarmos, com plena convicção de que este é o melhor passo que poderíamos dar:

 

A partir de hoje a Checklist Fácil passa a fazer parte da Softplan!

 

Checklist Fácil - Powered by Softplan

Vamos iniciar uma nova jornada, desta vez, apoiados por uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, com uma carteira de milhares de clientes e muita experiência acumulada. Assim, nossos sonhos podem ser ainda maiores! 

Contudo, nosso principal foco continuará sendo o mesmo: pessoas, afinal, são elas que cuidam de nossos clientes!

 

Agradecimentos

Nosso maior agradecimento ao time de Checklisters, que fazem tudo acontecer dia após dia!  

Agradecemos, também, a todo mundo que passou pela nossa casa e deixou um tijolinho nessa construção. 

Obrigado aos parceiros que nos apoiaram (Galapos, Zavagna Gralha) e aos nossos familiares que nos acompanham nesta jornada!

 

Rafael Zambelli - Diretor Executivo

Rafael Abreu - Diretor de Tecnologia

Maurício Fragoso - Diretor de Novos Negócios

 

Softplan adquire scale-up Checklist Fácil

Estratégia busca diversificar o portfólio da Softplan e ampliar a transformação digital nas verticais de mercado que as empresas atuam

A Softplan, uma das principais desenvolvedoras de software do Brasil, adquiriu 51% das cotas da scale-up Checklist Fácil, desenvolvedora de software de criação e aplicação de checklists, auditorias, inspeções e planos de ação. Com operação, a Softplan passa a ter o controle acionário da scale-up, que está avaliada em R$ 46 milhões. Novos aportes estão previstos pela companhia nos próximos anos, com a evolução do negócio, que seguirá com atuação independente nos seus segmentos e com os cofundadores como executivos e acionistas.  

O anúncio faz parte da estratégia da nova área de M&A da Softplan, para gerir fusões e aquisições da companhia. A aposta da empresa com aquisições busca fortalecer as atuais unidades de negócios e ampliar o portfólio com investimentos estratégicos em  mercados complementares.

O investimento na scale-up irá ampliar a atuação da Softplan no mercado privado, atuando em novas verticais de negócios com uma solução transversal. Outra aposta é na sinergia com produtos atuais das verticais de negócios da Softplan, garantindo projeção de crescimento pelos próximos anos. Com esta aquisição, a Softplan ultrapassa a marca de 6.000 clientes.  “Desde a nossa fundação, sempre promovemos a transformação digital, a digitalização e a desmaterialização dos processos e fluxos de trabalho. A solução desenvolvida pela Checklist Fácil busca promover a eficiência operacional e está completamente alinhada com o propósito da Softplan”, comenta Guilherme Tossulino, executivo que passa a responder pela recém-criada diretoria de M&A da Softplan.

Para a Checklist Fácil, a sinergia da missão e dos valores com a Softplan foi o diferencial  para a negociação. “Apesar de muitos fundos de investimento atrelarem a sua tese de smart money, encontrei na Softplan uma estrutura sólida, conhecimento e experiência de mercado que vai agregar para o negócio da Checklist Fácil como um todo. Esse alinhamento focado na transformação digital real em todos os segmentos é a missão das duas empresas e vai continuar sendo o nosso norte daqui pra frente”, afirma Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil.

O software da Checklist Fácil está presente em 14 países, em 10 segmentos de mercados diferentes e já aplicou mais de 10 milhões de checklists. Entre os grandes clientes estão nomes como Toyota, Unilever, Natura, C&A, AMBEV, Cacau Show, Pizza Hut, Renault, Centauro, Posto Ipiranga  e Smart Fit. Todos os clientes da scale-up permanecerão sendo atendidos pela Checklist Fácil. Os sócios Rafael Zambelli, Diretor Executivo, Rafael Abreu, Diretor de Tecnologia e Maurício Fragoso, Diretor de Novos Negócios seguem à frente da empresa. Além disso, passa a assumir cargo estratégico na scale-up: Diego Marafon, que atuará como Diretor de Operações.

 

A Checklist Fácil

A história da Checklist Fácil começa em 2009, quando o atual CEO, Rafael Zambelli, junto de Raul Zambelli, seu pai, atual sócio da empresa e ex-diretor comercial, empreenderam em uma sala emprestada, criando uma empresa chamada RZ2, com investimento inicial de R$ 10 mil. No segundo ano de empresa, houve a entrada de mais um sócio, Maurício Fragoso, para reforçar a parte tecnológica. Após várias tentativas e 11 projetos diferentes, em 2013, os empreendedores criaram o SaaS (Software as a Service) Checklist Fácil, que hoje é o produto da startup.

 

Sobre a Softplan

A Softplan é a empresa especialista em traduzir conhecimento e tecnologia em soluções que simplificam e geram mais valor aos mercados da Gestão Pública, Justiça e Indústria da Construção. É considerada uma das maiores desenvolvedoras de software do país, guiando organizações públicas e privadas na busca por mais eficiência. Atua diariamente para promover transformações fundamentais na vida de milhares de pessoas que são beneficiadas por seus produtos.

Atualmente a Softplan conta com mais de 5,5 mil clientes e quase 2 mil funcionários em todo o território nacional e na Colômbia. A empresa foi reconhecida, em 2020, como uma das 50 Campeãs de Inovação do Sul do país, elaborado pelo Grupo Amanhã e a consultoria IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, EUA. Também é uma das “TOP 100 Open Corps” de 2020, ranking que reconhece as grandes empresas mais engajadas em inovação aberta do país, e faz parte do top 3 na categoria Corporate do Startup Awards 2020, realizado pela ABStartups. Também fechou 2020 como a 16ª melhor empresa de TI para se trabalhar no Brasil e a 7ª melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina, segundo o GPTW.