Gestão

4 problemas em empresas que diminuem a qualidade dos produtos

4-problemas-em-empresas-que-diminuem-a-qualidade-dos-produtos

Pensar na qualidade dos produtos oferecidos por uma companhia deve estar no centro de qualquer planejamento estratégico. Obter o retorno financeiro desejado exige foco e determinação, além da busca por um padrão organizacional que gerencie variáveis de forma ágil, oferecendo competitividade à marca.

Alguns problemas na rotina produtiva de uma empresa podem interferir negativamente sobre a qualidade dos produtos, o que exige um olhar apurado para cada etapa dos processos internos. O objetivo torna-se, então, encontrar falhas a fim de reconquistar o equilíbrio.

No post de hoje, apresentaremos 4 problemas que costumam diminuir a qualidade dos produtos. Acompanhe a leitura e saiba como evitá-los!

1. Processos lentos e padrões instáveis

Na hora de perseguir maior eficiência produtiva na empresa, é preciso ter em mente que as tarefas executadas pelos funcionários devem estar em sintonia com as políticas e procedimentos internos, para assim atingir os resultados previstos.

Quando as vozes de gerência da empresa não estão em sintonia, os processos passam a trazer atritos para a equipe, deixando que falhas passem despercebidas ou sejam assimiladas de forma inadequada. É preciso que o treinamento de pessoal esteja focado na garantia da qualidade dos produtos, com manutenção da identidade da marca.

2. Estoque mal administrado

Um estoque pode se tornar ineficiente em diversas frentes. Produtos armazenados em ambientes que não estão preparados para acondicioná-los é um problema comum. O investimento em uma infraestrutura adequada torna-se essencial. Além disso, uma equipe preparada pode evitar acidentes nesse local, o que será valioso para que a ordem produtiva seja mantida com sucesso.

Quando a gestão de estoque falha, outros momentos da cadeia produtiva perdem em performance, o que no final trará desconforto ao consumidor final. Essa expectativa negativa gerada em qualquer momento do processo produtivo deve fazer parte do planejamento de riscos da empresa.

3. Transporte deficiente

Não basta produzir um item que atenda às necessidades do cliente e também corresponda aos interesses da marca. No momento de levá-lo até o consumidor final, os cuidados devem permanecer em destaque. Isso porque os prejuízos de imagem causados por um produto danificado podem ser significativos.

Muitos clientes relacionam defeitos na embalagem, extravios ou mesmo atrasos na entrega por problemas logísticos com uma imagem de irresponsabilidade e despreocupação da empresa frente aos consumidores. Refazer essa imagem pode custar muito tempo e dinheiro.

4. Pós-vendas inoperante

Após investir em planejamento, produção e transporte, resta a grande responsabilidade do setor pós-vendas. Com um consumidor cada vez mais consciente de seus direitos, é necessário estar disponível para atendê-lo nas demandas futuras que um produto pode gerar.

Empresas precisam investir no contato pós-vendas, demonstrando preocupação com a aplicabilidade daquele produto na vida prática do consumidor, auxiliando também em casos de dúvidas e buscando soluções para problemas de forma ágil e respeitosa.

Abandonar o cliente depois de efetuar uma venda é colocar em risco todo o esforço de gerenciamento de processos e busca pela qualidade dos produtos desenvolvidos até aquele ponto. Para evitar esse erro, investir em um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) moderno e proativo está entre as possibilidades de gestão recomendáveis.

Gostou do nosso post de hoje? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude a disseminar essas ideias para mais interessados em manter e aumentar a qualidade dos produtos!

Você pode gostar também
57868c9ca3d63_99
Software de gestão: entenda porque sua empresa precisa de um
5-dicas-de-gestao-de-estoque-para-farmacias.jpeg
5 dicas de gestão de estoque para farmácias
case-checklist-facil-dsp
Gigante nacional do varejo otimiza em 80% o tempo gasto na consolidação de dados com a ferramenta Checklist Fácil

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This